top of page
Como são empenhados nossos recursos

   O amplo acesso às informações permite à sociedade, efetivamente, ser democrática. O artigo 5º da Constituição Federal prevê o direito de acesso às informações da Administração Pública. A APOV não é uma instituição pública, mas estabelece com o poder público parceria que auxilia na manutenção de dos serviços oferecidos à comunidade: Centro de Educação Integral Pequena Via e Projeto Caminhar.

  A APOV recebe recursos provenientes de doação de pessoas físicas e jurídicas e ainda participa da destinação de recursos oriundos da Renúncia Fiscal e de editais aos quais submetemos inscrição. Portanto, acreditamos que a transparência de como nossos recursos são empenhados é de importância significativa aos nossos contribuintes, seja da instância privada ou pública, pois constrói e sustenta a confiança em nosso trabalho. 

  Nesta seção você poderá ter acesso aos planos, convênio de parcerias e ao Balanço Social de nossas atividades do ano anterior ao do exercício. 

   

PARCERIAS
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de assistencia social

    A APOV estabelece parceria por meio de apoio financeiro com o Fundo Municipal de Assistência Social para execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, contemplando atendimento na Proteção Social Básica. O serviço ofertado atende de forma continuada, permanente e planejada, crianças e adolescentes que se encontram prioritariamente em situação de vulnerabilidade e risco social.

    A APOV estabelece duas parcerias com a Administração Pública por meio de apoio financeiro, transferindo recursos oriundos da Secretaria Municipal de Educação. Uma delas é o Recurso Próprio e a outra o  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -FUNDEB.

    O serviço objetiva oferecer educação de qualidade às crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, com atendimento exclusivo para a rede municipal de ensino, favorecendo o desenvolvimento das crianças, construindo autonomia por meio de uma pedagogia que privilegia as inteligências múltiplas.

     São objetivos Específicos do projeto:

  • Estimular as crianças em suas múltiplas inteligências; 

  • Motivar a aprendizagem por meio da metodologia de projetos que foca no interesse da criança;

  • Desenvolver o senso de responsabilidade social por meio de dispositivos pedagógico-formativos como projetos comunitários, assembleias e grupos de responsabilidade. 

  • Permitir que a crianças reconheça sua autoria na aprendizagem, por meio da pesquisa;

  • Inserir as famílias das crianças num processo continuo de formação cidadã e corresponsabilidade nos trabalhos da APOV.

  • Ampliar o acesso e permanência na Educação Infantil, no atendimento da criança de 0 a 5 anos.

  • Assegurar alimentação saudável para todas as crianças, inclusive as que necessitem de alimentação diferenciada.

 

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

     Por meio do SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS a APOV tem como objetivo geral fornecer proteção social às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, assegurando espaços de convivência familiar e comunitário.


São objetivos específicos desse projeto:

  • Fornecer possibilidades de complementar as ações da família e da comunidade na proteção, no desenvolvimento e no fortalecimento de vínculos familiares e sociais.

  • Fornecer espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social.

  • Assegurar espaços de referência para desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.

  • Fornecer possibilidades de ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, talentos e propiciar sua formação cidadã.

  • Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver o conhecimento sobre o mundo do trabalho. 

  • Aumentar a possibilidade da inserção, reinserção e permanência no sistema educacional, adequando o direito de ser e participar.

recurso próprio Municipal

TERMOS DE COLABORAÇÃO

TERMOS DE COLABORAÇÃO

CMDCA

   O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa estabelece parceria com a APOV repassando recursos através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para executar o projeto que visa atender crianças e adolescentes de Nova Viçosa e Posses, no contra turno escolar. Tais recursos são provenientes da Renúncia Fiscal, em que pessoas físicas que fazem declaração em modelo completo e empresas de Lucro Real podem destinar uma porcentagem de seu imposto devido. 

     

 

    O projeto prevê atendimento de crianças nos níveis pedagógico, social e cultural, em contra turno escolar, oriundas da Escola Municipal do bairro, Padre José Francisco da Silva, complementando as ações da escola e da família na proteção e desenvolvimento.

  O objetivo principal e favorecer o desenvolvimento de crianças e adolescentes, com uma educação de qualidade, construindo autonomia por meio de uma pedagogia que privilegia as inteligências múltiplas e tem como objetivos específicos:

  • Fornecer estímulo às crianças para aprender usando suas múltiplas inteligências;

  • Fornecer metodologia de aprendizagem por meio de projetos que focam no interesse da criança;

  • Aumentar o senso de responsabilidade social por meio de dispositivos pedagógico-formativos como projetos comunitários, assembleias e grupos de responsabilidade.

  • Fornecer subsídios para as crianças reconhecerem sua autoria na aprendizagem, por meio da pesquisa;

  • Aumentar as possibilidades das famílias das crianças participarem do processo continuo de formação cidadã e corresponsabilidade nos trabalhos da APOV.

  • Adequar a alimentação oferecida à faixa etária.

  • Adequar a cozinha do Projeto, com manutenções devidas.

  • Adequar as instalações físicas onde ocorre o Projeto, com manutenção e consertos.

Renúncia Fiscal
FUNDEB

     Atendimento de 12 crianças de 3 anos, no Centro de Educação Integral pequena Via, nos níveis social, cultural, político e pedagógico e nutricional, complementando as ações da família na proteção e desenvolvimento destas crianças, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; possibilitando a ampliação do universo informacional, cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação, contribuindo para a inserção, no sistema educacional.

  É objetivo principal do projeto favorecer o desenvolvimento infantil, proporcionando às crianças o aprendizado de forma lúdica e prazerosa, garantindo-se o direito das mesmas a uma educação de qualidade e às famílias o cuidado adequado a seus filhos.

 

     São objetivos específicos do serviço:

 

  • Ampliar o acesso e permanência na Educação Infantil, no atendimento da criança de 0 a 3 anos;

  • Desenvolver a educação integral da criança em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, em ambiente letrado, com momentos diários de aprendizagem lúdica, em espaços internos e externos, complementando a ação da família e da comunidade;

  • Assegurar alimentação saudável para todas as crianças, inclusive as que necessitem de alimentação diferenciada;

  • Permitir que a crianças reconheçam sua autoria na aprendizagem, por meio da pesquisa;

  • Favorecer a tomada de decisões das crianças através da seleção de informações significativas; 

  • Proporcionar o crescimento do compromisso social, ampliando a consciência de sua participação;

  • Estimular as inteligências múltiplas;

  • Permitir momentos de interação e troca de saberes a partir de uma horizontalidade na construção do saber inacabado;

  • Possibilitar a participação de todas as crianças no dia a dia da instituição;

  • Possibilitar a gestão democrática, a partir dos próprios alunos.

TERMOS DE COLABORAÇÃO

TERMOS DE COLABORAÇÃO

NOTA: O termo do Itaú Social será adicionado em breve.

DOAÇÕES

        Mesmo com nossas parcerias os recursos ainda não cobrem as atividades desenvolvidas no atendimento de todas as crianças. As doações financeiras de pessoas físicas, principalmente, nos ajudam de forma constante, sendo a fonte de recursos mais assertiva que podemos contar. Por isso é tão importante para nós essas contribuições dos benfeitores.

    As doações financeiras podem ser destinadas ao pagamento dos funcionários qualificados para desenvolver essa obra, a compras de alimentos, materiais pedagógicos e de consumo, ao pagamento de serviços de terceiros e ainda são utilizados como contrapartida da APOV naquelas parcerias que temos com a administração pública que cobrem apenas uma parte dos custos totais, como o caso das demais turmas da educação infantil, de 4 e 5 anos de idade, em que atendemos 24 crianças, com 2 educadoras infantis e 2 auxiliares de desenvolvimento infantil.

       As roupas, objetos, utensílios e sapatos que recebemos são direcionados ao nosso bazar para que sejam convertidos em dinheiro e ajudem a pagar os gastos, de forma geral. Diante de necessidades específicas e isoladas, essas doações podem ser distribuídas ao público atendido ou à comunidade.

Estágios Remunerados

      

      O estágio tem significado importante, pois é um ato educativo supervisionado, previsto pelas instituições de ensino para a formação de novos profissionais. É um meio de se construir conhecimento relacionado à prática em alguma área, para aqueles que esperam atuar como profissionais futuramente. Eles são benéficos tanto para a instituição quanto para os estudantes que aqui estagiam.  Oferece situações-problemas estimulando a reflexão e tomadas de decisões cada vez mais assertivas, estimula a intuição, oferece momentos de socialização, de contato com outras realidades fora das universidades e faculdades, além de benefícios para o âmbito pessoal. 

      Já para as instituições que acolhem os estudantes, elas poderão dispor de um ambiente com diversidade, podem compartilhar seu conhecimento e expertise com a sociedade, encontrar disposição e disponibilidade para desenvolver seus projetos, entre outros.

     A APOV sempre prevê em seus projetos financeiros a contratação de estagiários, sendo estes custeados, então, pelos recursos provenientes de inscrição em editais. Esses recursos advindos de editais custeiam algumas atividades específicas da APOV, dando um “plus” em nossos projetos, acrescentando mais qualidade ao atendimento das crianças e suas famílias, mas por um período curto de tempo (1 ano, no máximo). Ou seja, a obra é mantida mesmo pelos benfeitores (pessoas físicas e jurídicas) para que a APOV continue existindo. 

     

Balanços Sociais
bottom of page