Projeto Caminhar

Reproduzir vídeo

Contraturno escolar

O Projeto Caminhar foi idealizado pelo casal Hilda Simone e Marcos Nunes, membros da Fraternidade Pequena Via, em 2005. Esse projeto sugere trabalhar nos moldes de escola integral, em parceria, especialmente, com a Escola Municipal Padre Francisco José da Silva.

 

As crianças e adolescentes de 6 a 15 anos frequentam a APOV em horário inverso ao seu turno escolar regular. Elas lancham e almoçam na APOV e desenvolvem atividades que são planejadas dentro de projetos construídos de acordo com seus interesses.

 

O Projeto Caminhar tem como base um compromisso ético-político que colabora para a construção de uma sociedade mais justa e capaz de promover a inclusão. Sobretudo tem como base o amor, que mostra com dados concretos que é possível superar a dificuldade escolar através de atividades que influenciam, diretamente, a vida escolar do aluno. Deseja assegurar uma vida mais digna para as crianças através de um trabalho educativo baseado na construção de novas realidades.

 

O Projeto Caminhar têm produzido bons resultados para as crianças que dele participam. Propõe-se a garantir a todos os educandos a inclusão, permanência e qualidade na aprendizagem, buscando explorar sempre as múltiplas inteligências dos educandos, oferecendo condições adequadas de aprendizado que suscitem alguma resposta positiva do aluno, despertando, consequentemente, o prazer pelo aprendizado.

 

Hoje são atendidas 90 crianças e adolescentes neste projeto. Além dos projetos pedagógicos onde são trabalhados vários conteúdos com os educandos, são oferecidas também várias oficinas: artes plásticas, capoeira, ballet, danças urbanas, educação física, higiene e saúde, informática, dentre outras.

 

Iniciamos um projeto piloto dentro do Projeto Caminhar para os adolescentes que alcançaram a faixa etária limite. Logo, os adolescentes a partir de 15 anos que se encontram na APOV hoje fazem parte da Turma do Futuro. Os adolescentes fariam atividades da rotina, mas desenvolveriam projetos que os possibilitassem qualificar-se para o mundo do trabalho, bem como contribuíssem com ações para a rotina da APOV.

 
 
 

caminhar@apov.org.br

Tiago Leal
Coordenação Programa Caminhar