Entenda porque existimos

Na APOV eu me encontro enquanto ser humano capaz de se doar muito mais do que eu imaginava… Cada sorriso, cada olhar, cada palavra de esperança das nossas crianças são frutos de uma entrega verdadeira de tantas pessoas que sonham com um futuro melhor para a humanidade. Fazer parte deste trabalho é um privilégio, ou melhor, um presente de Deus!

Renato Gonçalves — Coordenador Geral da APOV

O que fazemos?

Atendemos à comunidade por meio de projetos que integram desenvolvem atividades escolares para crianças de 3 a 6 anos, acompanhamento escolar e oficinas de habilidades para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos, bem como a integração e preparação de jovens de 15 a 23 anos para o mercado de trabalho.

Como fazemos?

Prestamos serviços às comunidades Nova Viçosa e Posses com a participação efetiva de voluntários, de parceiros, patrocinadores e doadores, além de universitários e profissionais de diversas áreas. Nossas atividades e projetos são financiados por meio de convênios firmados com órgãos públicos e privados e, principalmente, pessoas físicas, carinhosamente chamadas de benfeitores.

Nossos impactos

0 +
Famílias assistidas
0 +
Pessoas impactadas
0 M+
Sorrisos espalhados
0 +
Voluntários

Nossa história e trajetória

Em 28 de abril de 1980 a professora Leda de Bittencourt Bandeira fundou o Movimento Religioso Pastoral da Oração de Viçosa, com o intuito de treinar técnicas de oração mais reflexiva e profunda para conscientizar a respeito dos deveres de justiça e caridade pregados pelo Cristianismo. 

Em seus dois primeiros anos vários elementos da Pastoral da Oração de Viçosa cobravam da coordenação um planejamento de ação apostólica direta junto aos mais necessitados. Leda, então, com base no princípio de que as coisas devem surgir das necessidades e aspirações da Comunidade e não lhe serem impostas, sentindo seu grupo entrosado e comprometido com a causa cristã, propôs uma organização que se constituiria em setor religioso e setores de ação assistencial e promocional.

Em 19 de maio de 1982 a Pastoral da Oração de Viçosa, passou a chamar-se Fundação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (FAPOV), com sede em Nova Viçosa. O nome proposto por Leda permaneceu,pois foi ele que deu origem à instituição e para que ficasse vivo na alma dos Fapovianos a lembrança de que a oração é vida e não apenas exercício de reflexão momentâneo, desvinculado da realidade.    

Em 6 de agosto de  de 1990 a FAPOV torna-se Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa-APOV, e passa a ser registrada oficialmente, tendo caráter assistencial, promocional, educativo, cultural e religioso com finalidade específica de prestar serviços assistenciais e promocionais, incluindo atividades relacionadas a todos os seus setores: Habitação e Saneamento; Higiene e Saúde; Nutrição e Alimentação; Administração do Lar; Orientação Profissional Masculina e Feminina; Orientação Educacional; Esporte, Lazer e Grupos Jovens e setor de Formação Religiosa.  

Desde o ano de 2003, com o falecimento de Leda, a APOV passou a ser administrada pela Fraternidade Pequena Via, uma nova comunidade da igreja católica, que tem o chamado do Bom Deus para viver uma obra de evangelização e espiritualidade cristã,  segundo o carisma da Pequena Via de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Já por mais de 40 anos, a APOV vem prestando serviços às comunidades Nova Viçosa e Posses com a participação efetiva de voluntários, de parceiros, patrocinadores e doadores, além de universitários e profissionais de diversas áreas. Nossas atividades e projetos são financiados por meio de convênios firmados com órgãos públicos e privados e, principalmente, pessoas físicas, carinhosamente chamadas de benfeitores.

Nosso Ideal
Missão

Promover ações educacionais, esportivas e serviços assistenciais integrados à dimensão espiritual e cultural de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Assim como, capacitá-los para a vida profissional mantendo a atenção permanente na formação de valores, atitudes e habilidades.

Visão

Formar indivíduos capazes ao exercício da cidadania com princípios de liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade, sustentabilidade e fé.

Valores

Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia, valores cristãos e outros valores universais.

Empresas Parceiras Ouro

Empresas Parceiras Prata

Empresas Parceiras Bronze