
Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa
Desde 1982
"Ver no rosto do irmão a face de Deus"
Evolução da logo, de 1982 à 2017
Por Paula Toledo
13/11/2018 12h42
Em 28 de abril de 1980 a professora Leda de Bittencourt Bandeira fundou o Movimento Religioso Pastoral da Oração de Viçosa, com o intuito de treinar técnicas de oração mais reflexiva e profunda para conscientizar a respeito dos deveres de justiça e caridade pregados pelo Cristianismo.
Em seus dois primeiros anos vários elementos da Pastoral da Oração de Viçosa cobravam da coordenação um planejamento de ação apostólica direta junto aos mais necessitados. Leda, então, com base no princípio de que as coisas devem surgir das necessidades e aspirações da Comunidade e não lhe serem impostas, sentindo seu grupo entrosado e comprometido com a causa cristã, propôs uma organização que se constituiria em setor religioso e setores de ação assistencial e promocional.
Imagens do histórico da APOV e fotos da FAPOV e APOV.
Fonte: arquivo da APOV.
Em 19 de maio de 1982 a Pastoral da Oração de Viçosa, passou a chamar-se Fundação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (FAPOV), com sede em Nova Viçosa. O nome proposto por Leda permaneceu,pois foi ele que deu origem à instituição e para que ficasse vivo na alma dos Fapovianos a lembrança de que a oração é vida e não apenas exercício de reflexão momentâneo, desvinculado da realidade.
Fonte: arquivo da APOV
Em 6 de agosto de de 1990 a FAPOV torna-se Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa-APOV, e passa a ser registrada oficialmente, tendo caráter assistencial, promocional, educativo, cultural e religioso com finalidade específica de prestar serviços assistenciais e promocionais, incluindo atividades relacionadas a todos os seus setores: Habitação e Saneamento; Higiene e Saúde; Nutrição e Alimentação; Administração do Lar; Orientação Profissional Masculina e Feminina; Orientação Educacional; Esporte, Lazer e Grupos Jovens e setor de Formação Religiosa.
Desde o ano de 2003, com o falecimento de Leda, a APOV passou a ser administrada pela Fraternidade Pequena Via, uma nova comunidade da igreja católica, que tem o chamado do Bom Deus para viver uma obra de evangelização e espiritualidade cristã, segundo o carisma da Pequena Via de Santa Teresinha do Menino Jesus
Já por mais de 38 anos, a APOV vem prestando serviços às comunidades Nova Viçosa e Posses com a participação efetiva de voluntários, de parceiros, patrocinadores e doadores, além de universitários e profissionais de diversas áreas. Nossas atividades e projetos são financiados por meio de convênios firmados com órgãos públicos e privados e, principalmente, pessoas físicas, carinhosamente chamadas de benfeitores.

VISÃO
“Formar indivíduos capazes ao exercício da cidadania com
princípios de liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade, sustentabilidade e fé.”
27/07/2018 15h36
Nascida em 27 de março de 1936, na cidade de Coimbra, em Minas Gerais, Leda de Bittencourt Bandeira, filha de Milton Bandeira e Zilda de Bittencourt Bandeira, desde os 7 anos morou em Viçosa.
Leda cursou o primário na escola particular de Dona Argina Silvino. Os 1º e 2º graus cursou na Escola Normal Nossa Senhora do Carmo. Iniciou sua carreira como educadora lecionando na Escola Ministro Edmundo Lins. Fez pedagogia na PUC do Rio de Janeiro, mestrado na UFMG, em Belo Horizonte e passou para concurso na UFMG e na UFV, sendo convidada a lecionar na UnB, em Brasília.
De 1957 a 1969 Leda fez parte da Congregação Carmelita da Divina Providência, mantendo com ela forte relação de amizade mesmo após sua saída. Devota de Santa Teresinha, tinha o coração nobre e personalidade única, com grandes ideais. Após retornar para Viçosa, em 1982 criou a APOV pondo em prática o que seu espírito profundamente religioso construiu durante sua vida, promovendo, acima de tudo, dignidade humana aos mais necessitados. Desenvolveu projetos que priorizavam as crianças em situação de risco. Conseguia grande ajuda de voluntários da UFV e da comunidade viçosense para atender centenas de pessoas, por meio de educação infantil, treinamento de lideranças, campeonatos esportivos, lazer, festas folclóricas, coral e violão, afoxé, teatro, dança, tricô, crochê, corte e costura; aulas de reforço do Ensino Fundamental e Médio, alfabetização de adultos em 3 turnos, formação cultural, moral e cívica; catequese e cursos bíblicos; treinamento de agentes de saúde e atendimento em um pequeno posto, encaminhamentos e visitas a enfermos em domicílio, prevenção às drogas; fabricação caseira de salgados, doces, quitandas e gelados para consumo e repasse; além de aulas de computação, fotografia e filmagem.
Sobre esse trabalho Leda afirmou que "a APOV faz um trabalho pioneiro, atraindo para esta comunidade carente a atenção das autoridades com o que se registraram significativas melhorias para os moradores, começando pela criação da Associação do Bairro".
Leda de Bittencourt Bandeira

Fonte: arquivo da APOV
Leda era organizada, dedicada, dinâmica, corajosa, entusiasmada e simples. Foi poetisa, escritora, teóloga e professora de História da Educação, que integrou os quadros da Academia de Letras de Viçosa e muito contribuiu para o enriquecimento da literatura religiosa e infantil.
Ela criou, consolidou e ampliou a APOV, conseguiu o apoio de grande contingente de voluntários e parceiros e preparou pessoas para atuarem na obra que foi crescendo e, hoje, tornou-se uma instituição de referência em educação, que valoriza o ser e busca desenvolvê-lo de forma integral, promovendo a dimensão espiritual, tendo o amor ao próximo como base de tudo. São frutos de uma sementinha semeada pela visionária Leda Bandeira.
Faleceu no dia 02 de janeiro, de 2003. Coincidentemente, a data em que se comemora o nascimento de Santa Teresinha, 02 de janeiro de 1873. Sem dúvidas, olha por sua obra ao lado da querida Santinha, nos céus.
Fontes:
RANGEL, José Mário da Silva. Profa Leda de Bittencourt Bandeira – fundadora da Apov. 27/11/2008. Disponível em: http://www.rccvicosa.com/professora