APOV em áudio e vídeo
Nossa origem

Evolução da logo, de 1982 à 2017

Por Paula Toledo

13/11/2018  12h42

     Em 28 de abril de 1980 a professora Leda de Bittencourt Bandeira fundou o Movimento Religioso Pastoral da Oração de Viçosa, com o intuito de treinar técnicas de oração mais reflexiva e profunda para conscientizar a respeito dos deveres de justiça e caridade pregados pelo Cristianismo. 

   Em seus dois primeiros anos vários elementos da Pastoral da Oração de Viçosa cobravam da coordenação um planejamento de ação apostólica direta junto aos mais necessitados. Leda, então, com base no princípio de que as coisas devem surgir das necessidades e aspirações da Comunidade e não lhe serem impostas, sentindo seu grupo entrosado e comprometido com a causa cristã, propôs uma organização que se constituiria em setor religioso e setores de ação assistencial e promocional.

Imagens do histórico da APOV e fotos da FAPOV e APOV. 

Fonte: arquivo da APOV.

  

    Em 19 de maio de 1982 a Pastoral da Oração de Viçosa, passou a chamar-se Fundação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (FAPOV), com sede em Nova Viçosa. O nome proposto por Leda permaneceu,pois foi ele que deu origem à instituição e para que ficasse vivo na alma dos Fapovianos a lembrança de que a oração é vida e não apenas exercício de reflexão momentâneo, desvinculado da realidade.    

Fonte: arquivo da APOV

  

    Em 6 de agosto de  de 1990 a FAPOV torna-se Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa-APOV, e passa a ser registrada oficialmente, tendo caráter assistencial, promocional, educativo, cultural e religioso com finalidade específica de prestar serviços assistenciais e promocionais, incluindo atividades relacionadas a todos os seus setores: Habitação e Saneamento; Higiene e Saúde; Nutrição e Alimentação; Administração do Lar; Orientação Profissional Masculina e Feminina; Orientação Educacional; Esporte, Lazer e Grupos Jovens e setor de Formação Religiosa.  

     Desde o ano de 2003, com o falecimento de Leda, a APOV passou a ser administrada pela Fraternidade Pequena Via, uma nova comunidade da igreja católica, que tem o chamado do Bom Deus para viver uma obra de evangelização e espiritualidade cristã,  segundo o carisma da Pequena Via de Santa Teresinha do Menino Jesus

   

   Já por mais de 38 anos, a APOV vem prestando serviços às comunidades Nova Viçosa e Posses com a participação efetiva de voluntários, de parceiros, patrocinadores e doadores, além de universitários e profissionais de diversas áreas. Nossas atividades e projetos são financiados por meio de convênios firmados com órgãos públicos e privados e, principalmente, pessoas físicas, carinhosamente chamadas de benfeitores.